Serviços Oferecidos

Treinamento Personalizado - Personal On Line - Nutrição Esportiva - Reabilitação Física - Programas de Atividades em Condomínios e Empresas

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Periodização do Treinamento



A idéia da periodização do treinamento é subdividir um período específico de treinamento (macrociclo) em frações menores (e mais fáceis de serem controladas) que são os mesociclos  e os microciclos.
Esse fracionamento do macrociclo tem a finalidade de manipular a intensidade, volume e períodos de recuperação, para com isso conseguir o melhor aproveitamento do treinamento e também diminuir a probabilidade de efeitos negativos decorrentes do treinamento excessivo.
O macrociclo representa a organização de todo um período de treinamento (um ano por exemplo), os mesociclos são períodos de alguns meses e os microciclos são períodos de uma semana..
Durante esses períodos de treinamento ocorrem variações das cargas de treino, essas variações ocorrem pois o treinamento realizado com uma intensidade muito alta e por um tempo prolongado poderá levar a um estado de supertreinamento (overtraining), que poderá ocasionar lesões, e já a manutenção de uma carga  baixa de treinamento não trará benefícios significativos.
Todo trabalho desenvolvido durante um macrociclo de treinamento de respeitar os Princípios do Treinamento Desportivo , o que fará com que o programa seja eficiente e seguro.
Princípio da Individualidade Biológica – cada pessoa tem suas características genéticas que devem ser respeitadas na elaboração do programa de treino.
Princípio da Sobrecarga – o aumento regular e progressivo da carga de trabalho é que possibilita a melhora de rendimento. A resposta do organismo a esse estímulo é bastante rápida inícialmente, e se torna mais lenta a medida que o indivíduo atinge níveis mais altos de condicionamento.
Princípio da Continuidade – a continuidade do processo de treinamento, caracterizada pela alternancia entre  períodos de esforço crescente e períodos de recuperação, é que assegura a melhora do rendimento,
Princípio da Interdependencia Volume-Intensidade – o aumento no volume de treino (séries, repetiçóes, tempo) trará modificações na intensidade (carga) do treino, e o contrário também acontece.
Princípio da Especificidade – o treinamento deve ser direcionado em função dos requisitos específicos da modalidade escolhida.

Tenha sempre a orientação de um profissional para uma periodização adequada nos seus treinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário